quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Agentes comunitários de Saúde reivindicam na Assembleia piso salarial 

Olívia de Cássia, com Camila Ferraz
(fotos de Olívia de Cássia)
Agentes comunitários  de saúde e de combate às endemias participaram  de uma sessão pública na Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira, 31. Eles reivindicaram, na oportunidade,  um piso salarial para a categoria e o reconhecimento  profissional. A sessão foi de autoria do deputado  Ronaldo Medeiros (PT).
Em seu pronunciamento, após a abertura do evento, O Deputado Ronaldo Medeiros  falou  sobre a importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, já que eles  realizam o trabalho de saúde preventiva, que trabalham direto com a comunidade e conhecem de perto a realidade dos alagoanos.
O deputado ressaltou também que os agentes de saúde querem o reconhecimento da profissão, por meio  da regulamentação. Para isso, ele lembra que já existe um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, que dispõe sobre essa questão.
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs/AL), Fernando Cândido, explicou que o maior problema para a efetivação dos trabalhadores por parte dos municípios se deve à contrapartida dos gestores. De acordo com o sindicalista, os prefeitos alegam dificuldades para responder pelos encargos.
sociais. “Mas como não temos FGTS, essa carga é de aproximadamente 30% e isso poderia ser resolvido com uma parceria com o governo do Estado”, sugere.
O  secretário-adjunto de Saúde do Estado, Jorge Villas-Boas, declarou total apoio às reivindicações dos agentes  e garantiu ser a favor dos trabalhadores no que diz respeito  à criação de um piso salarial e prometeu todo o apoio necessário por parte do governo para melhorar as condições de trabalho dos agentes comunitários.









Nenhum comentário: