Agentes comunitários de Saúde reivindicam na Assembleia piso salarial
(fotos de Olívia de Cássia)
Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias participaram de uma sessão pública na Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira, 31. Eles reivindicaram, na oportunidade, um piso salarial para a categoria e o reconhecimento profissional. A sessão foi de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT).
Em seu pronunciamento, após a abertura do evento, O Deputado Ronaldo Medeiros falou sobre a importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, já que eles realizam o trabalho de saúde preventiva, que trabalham direto com a comunidade e conhecem de perto a realidade dos alagoanos.
O deputado ressaltou também que os agentes de saúde querem o reconhecimento da profissão, por meio da regulamentação. Para isso, ele lembra que já existe um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, que dispõe sobre essa questão.
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs/AL), Fernando Cândido, explicou que o maior problema para a efetivação dos trabalhadores por parte dos municípios se deve à contrapartida dos gestores. De acordo com o sindicalista, os prefeitos alegam dificuldades para responder pelos encargos.
sociais. “Mas como não temos FGTS, essa carga é de aproximadamente 30% e isso poderia ser resolvido com uma parceria com o governo do Estado”, sugere.
O secretário-adjunto de Saúde do Estado, Jorge Villas-Boas, declarou total apoio às reivindicações dos agentes e garantiu ser a favor dos trabalhadores no que diz respeito à criação de um piso salarial e prometeu todo o apoio necessário por parte do governo para melhorar as condições de trabalho dos agentes comunitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário