quarta-feira, 30 de novembro de 2011

14ª Conferência Nacional de Saúde

Construção de melhorias para o SUS de todos


COMEÇA NA QUARTA-FEIRA (30/11) E SEGUE ATÉ O DOMINGO (04/12) . A 14ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE (14ª CNS), É CONSIDERADO O MAIOR EVENTO BRASILEIRO NA ÁREA DA SAÚDE.

Escrito por: Imprensa Conselho Nacional de Saúde


O Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que possui um sistema universal de saúde. Para debater os desafios e as perspectivas e aprovar propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS), começa na próxima quarta-feira (30/11) e segue até o domingo (04/12) a 14ª Conferência Nacional de Saúde (14ª CNS), considerado o maior evento brasileiro na área da saúde. A expectativa é que mais de quatro mil pessoas, entre delegados e convidados participem da conferência.
  A solenidade de abertura da Conferência será na manhã do dia 01/12, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Participam da abertura, a presidente da República, Dilma Rousseff, o presidente da 14ª CNS, ministro Alexandre Padilha, entre outras autoridades.
  A programação da Conferência contará também com uma mesa especial que terá como foco o debate de agrotóxicos com a apresentação do documentário O veneno está na mesa do cineasta Silvio Tendler. Outro item de destaque na programação é a mesa central que vai tratar do eixo da Conferência - Acesso e Acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS.  Serão realizados ainda 11 diálogos temáticos, em que serão discutidos os desafios para efetivar a participação social, a seguridade social, o acesso universal e as políticas públicas, a relação público x privado, entre outros temas.
  Durante o último dia da 14ª CNS (04/12) acontece a Plenária Final com a votação de diretrizes e propostas que devem nortear as políticas públicas para o Sistema Único de Saúde nos próximos anos.

- Histórico
  As Conferências Nacionais de Saúde acontecem há 76 anos. No entanto, no início o espaço era voltado somente às esferas intergovernamentais. Isso permaneceu até o reconhecimento da saúde na Constituição Federal de 1988, como um direito de todos e dever do Estado, e com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
  Hoje, as Conferências acontecem a cada quatro anos e os debates giram em torno dos desafios para a legitimação do Sistema como política pública universal e para a garantia de acesso aos serviços com equidade, integralidade e melhor qualidade. A ampliação das práticas de controle social e a disposição de processos democráticos e participativos de entidades e movimentos sociais também estão no foco das discussões atuais.

Serviço
14ª Conferência Nacional de Saúde
Data: 30/11 a 04/12
Horário das 9h às 21h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília

Nenhum comentário: