sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ASSEMBLÉIA GERAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS


SINDACS-AL realiza assembléia geral com seminário sobre "saúde do trabalhador" em Água Branca.

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de vários municípios do Sertão



Dr. Rodrigo Rafael ao lado do Presidente e do Tesoureiro do SINDACS-AL
 


Hoje, dia 09 de setembro, o SINDACS-AL realizou uma assembléia geral de prestação de contas de suas finanças. A assembléia geral aconteceu em Água Branca, alto Sertão alagoano e teve a participação honrosa do Dr. Rodrigo Rafael Rodrigues, Procurador Regional do Trabalho em Alagoas, que palestrou, no período da manhã sobre: “Saúde do trabalhador”.
O presidente do SINDACS-AL deu por aberta a assembléia agradecendo a presença de todos, parabenizando a companheira Guirene, que é ACS de Água Branca e diretora do SINDACS-AL, e saudou a todas e todos os presentes. Após o uso da palavra por todos os membros da mesa, iniciou-se a palestra: Saúde do Trabalhador”.
Dr. Rodrigo ressaltou o papel da PRT e abordou os problemas atuais na saúde do trabalhador, como: ausência de efetividade das normas protetoras, dispersão das responsabilidades do Estado, instabilidade no emprego que tem aterrorizado o trabalhador que em função disto tem se submetido as péssimas condições de trabalho, a falta de consciência do próprio trabalhador e a deficiência no sistema de inspeção do trabalho.
 Especificamente o programa de ACS e ACE o palestrante evidenciou que hoje esta categoria é a maior força de trabalho dentro da saúde e sua importância é extrema, no entanto, foi abordado que estes trabalhadores correm muitos riscos, a exemplo: dos riscos com a saúde ao usar a bolsa que em média pesa 8kg, riscos físicos ao subir escadas, com o sol e chuva, com mordidas de cachorro e outros.
Por fim, Dr Rodrigo colocou o que podemos fazer para este cenário melhorar; Concentração de esforços e recursos para adoção de medidas preventivas, informação a exemplo desta que o sindicato está fazendo, que é levar conhecimento a base, através de seminários, monitorizar as vacinas e exames periódicos, exigir EPIs, etc. Foi aberto o debate e a plenária foi diversos questionamentos.
No período da tarde o diretor financeiro do SINDACS-AL, Jade de Albuquerque apresentou o balancete das contas do SINDACS-AL; o conselho fiscal leu seu relatório, que sugeriu a aprovação das contas e em seguida foi posto em votação, sendo as contas do SINDACS-AL aprovadas por unanimidade.
Postado por Fernando Cândido

Nenhum comentário: